Pular para o conteúdo principal

Quem somos

O grupo Farmacodiálogo é especializado em divulgação científica. Nossos colunistas são cientistas que querem popularizar a ciência e ajudar na sua formação.

Missão

Informar, instruir e entreter. Promover conhecimento na área da ciência através de uma programação interessante e sadia. Ser o meio mais rápido e confiável para estabelecer comunicação entre a população e grandes intuições de ensino para estimular a educação, proporcionando benefício e crescimento, por meio da gestão democrática e da inovação educacional.

Visão

Ser um modelo de Canal Científico de referência pela qualidade e excelência dos serviços educacionais prestados, pela transparência que inspire confiança, promova entretenimento, e também pratique desenvolvimento intelectual. É ser modelo por ações de educação integral humanizada visando à formação cidadã de pessoas. Além da honestidade com seus funcionários, colaboradores e parceiros.

Valores

  • Desenvolvimento integral do ser humano
  • Profissionalização e valorização dos profissionais, dos cientistas e dos educadores
  • Eficiência na oferta e nos resultados dos serviços educacionais

A Ética, o respeito, a democracia, a diversidade e a cidadania são os cinco pilares que norteiam as nossas atividades com o público externo e interno.

A credibilidade e a transparência são alcançadas com ações voltadas para:

- O respeito ao público;

- A responsabilidade social de valorizar o trabalho dos cientistas brasileiros bem como trazer melhorias a classe, sendo um elo de comunicação com a sociedade;

- A responsabilidade social e valorização das manifestações culturais;

Compromisso e transparência na gestão e uso correto dos recursos;

- A valorização dos profissionais da Instituição, promovendo a criatividade e a inovação no trabalho.


Equipe


Évellin do Espirito Santo

Fundadora e Diretora Científica


Rafael Boffo

Consultor Científico


Maria Clara Arco e Flexa 
Coordenadora de Criação de Conteúdo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excipientes utilizados em formas farmacêuticas sólidas

Os tipos de excipientes são: Diluente : São produtos inertes que originam comprimidos com peso adequado, faz uma espécie de completa de volume. Há os solúveis como a lactose, manitol e o sorbitol, e os insolúveis são celulose microcristalina, amido e carbonato de cálcio. Absorvente : Eles absorvem água ou fixam substâncias voláteis. Também são utilizados para proteger fármacos hidroscópicos. Os excipientes comuns são o dióxido de silício coloidal e aerosil. Aglutinantes : São capazes de agregar substâncias que não se aglomeram solidamente independente da pressão exercida, garantem a forma intacta quando desenformar. Eles são o PVP, pasta de amido, sacarose, lactose, gelatina e polissacarídeos. Lubrificantes : Proporcionam uniformidade no enchimento na matriz, brilho ao comprimido e evita a aderência do pó na matriz da máquina. Exemplo: Estearato de magnésio. Desintegrantes : aceleram a dissolução e/ou desintegração do comprimido em água ou nos líquidos do...

Símbolo da Farmácia: A Taça de Higéia

É muito comum cada profissão ter um símbolo! A taça de Higéia é o símbolo internacional de farmácia, compostos por duas partes, a taça e a cobra. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ela. Baseado na mitologia grega Hígia era a deusa da saúde, limpeza e da sanitariedade, ela é associada com a prevenção do agravo a saúde. Enquanto seu pai, Esculápio, era associado diretamente à cura e foi vinculado a medicina. A Higéia foi vinculada à farmácia que diferente dos outros deuses, não tinha aversão ao trabalho.

O primeiro anbiótico da história! A descoberta acidental da Penicilina

Alexander Fleming acidentalmente descobriu a penicilina Do ponto de vista biotecnológico e microbiológico, um microrganismo é capaz de produzir uma substância (inclusive um antibiótico), proveniente do metabolismo secundário, este produto é formado quando há condições adversas ao seu crescimento (como por exemplo a falta de nutrientes ou condições ambientais que não favorecem seu desenvolvimento), assim o microrganismo "guarda" a sua energia para poder sobreviver e produz substâncias como forma de defesa. Ao identificar alos de inibição na cepa de  Staphylococcus aureus , ele suspeitou que o fungo liberava alguma substância química capaz de impedir o proliferação das bactérias. A Penicilina G foi o primeiro antibiótico isolado da história, quem nunca ouviu falar em benzetacil (nome comercial da injeção)? Esta é a molécula:  Ela pertence a um grupo farmacológico chamado de β-lactâmicos. O anel β-lactâmico (circulado é vermelho), uma lactama é que uma amida cí...