Pular para o conteúdo principal

Excipientes utilizados em formas farmacêuticas sólidas



Os tipos de excipientes são:

Diluente: São produtos inertes que originam comprimidos com peso adequado, faz uma espécie de completa de volume.
Há os solúveis como a lactose, manitol e o sorbitol, e os insolúveis são celulose microcristalina, amido e carbonato de cálcio.

Absorvente: Eles absorvem água ou fixam substâncias voláteis. Também são utilizados para proteger fármacos hidroscópicos. Os excipientes comuns são o dióxido de silício coloidal e aerosil.

Aglutinantes: São capazes de agregar substâncias que não se aglomeram solidamente independente da pressão exercida, garantem a forma intacta quando desenformar. Eles são o PVP, pasta de amido, sacarose, lactose, gelatina e polissacarídeos.

Lubrificantes: Proporcionam uniformidade no enchimento na matriz, brilho ao comprimido e evita a aderência do pó na matriz da máquina. Exemplo: Estearato de magnésio.

Desintegrantes: aceleram a dissolução e/ou desintegração do comprimido em água ou nos líquidos do organismo.  Eles ganham volume em contato com a água (amido); reagem com a água ou ácido clorídrico liberando gás (bicarbonato de sódio); dissolvem na água (polvidona). Os super desintegrantes são a crocarmelose sódica, crosperidona e glicolato de amido de sódio.

Para o ajuste final da fórmula utiliza-se:

Tampões como o carbonato de cálcio e os fosfatos alcalinos fazem a manutenção de um pH estável.

Agentes molhantes minimizam a repulsão a água, normalmente possuem propriedades tensoativas como o laurel sulfato de sódio, tween 80, docusato de sódio. Eles são capazes de diminuir a tensão superficial, aumentando a interação entre o líquido e o pó.

Corretivos tornam a forma farmacêutica mais atraente, entre eles há:
- Corantes
- Edulcorantes (conferem sabor adocicado, por exemplo: aspartame, ciclamato)
- Aromatizantes (mascaram sabor e cheiro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini book gratuíto: Polimorfismo na Produção de Medicamentos

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Quando há a modificação da estrutura cristalina de um sólido ocorre uma variação nas propriedades físico-químicas, entre elas estão as propriedades elétricas e ópticas, dureza, densidade, ponto de fusão, pressão do vapor, solubilidade e comportamento térmico. Tendo como consequência a alteração de muitas propriedades importantes para o fármaco, dentre eles, pode-se destacar: a velocidade de dissolução que pode ocasionar desvios na biodisponibilidade, a densidade aparente e verdadeira, a morfologia do cristal, a compactação e o escoamento do pó, além da estabilidade química e física. BIODISPONIBILIDADE A influência do polimorfismo na biodisponibilidade é considerada a mais importante consequência do fenômeno na área farmacêutica e ocorre quando existe uma inter-relação entre a velocidade de dissolução in vivo e a velocidade de absorção. Então, a biodisponibilidade é considerada através da medida da quantidade de medicamento contida em

Um país que não investe em ciência e tecnologia, é um país pária na educação e na economia

A ciência é a grande responsável pelas transformações tecnológicas que possibilitaram avanços na área da saúde, alimentícia, energética e ambiental, no qual revela-se fundamental para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para todos os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.  Ao responder perguntas importantes, a ciência constrói pontes que culminam na melhora  da qualidade de vida das populações e incentiva a educação, desde que haja políticas públicas favoráveis para promover a interação com outros setores, favorecendo disseminação intelectual e cultural. No campo econômico, a ciência ajuda a criar possibilidades para exportar produtos de alto valor agregado, e não somente ser fornecedor de matéria-prima. E todas as vezes que o Brasil perde um "cérebro" com a migração permanente de pesquisadores, perde-se a oportunidade de ser protagonista. Isso ocorre por falta de verba, salários defasados e não reconhecimento. O CNPq (Conselho Nacional do