Pular para o conteúdo principal

Feliz dia dos namorados! O amor e a ciência podem andar lado a lado

Aproveitando o dia dos namorados, vamos prestigiar o casal de cientistas que mudou a história da física nuclear, mas o que isso tem a ver com farmácia?


Os radiofármacos são compostos pelo fármaco e o radionuclídeo. No caso, o fármaco é um medicamento sem a ação terapêutica e o  radionuclídeo é um elemento que emite radiação eletromagnética (radiação gama). A união dessas duas substâncias formam um medicamento marcado com material radioativo.
São utilizados na medicina nuclear para o diagnóstico. Nos exames de cintilografia, é injetado o radiofármaco no paciente e depois de um determinado tempo ele se deposita nos órgãos, as leituras do equipamento são transformadas em imagens, onde é possível diagnosticar qualquer alteração no organismo do paciente. Nos exames de PET (tomografia por emissão de pósitrons), é utilizado o radiofármaco fluordesoxiglicose marcado com fluor-18. Após injetado no paciente o equipamento PET faz a leitura da radiação emitida pelo paciente e transforma em imagens cintilográficas em conjunto com imagens tomográficas. Esta tecnologia aprimorou a qualidade das imagens.
Em tratamentos, o mais conhecido é o I131 (iodo 131), utilizado em câncer de tireóide. Ele provoca poucos efeitos colaterais para o organismo do paciente. Essa substância estimula o tecido da tireoide e as células cancerosas a absorver o iodo radioativo.
Agora imagine o quanto estes físicos contribuíram indiretamente para ciência farmacêutica!

Se quiser conhecer a história deste casal, acesse: https://super.abril.com.br/historia/o-casal-curie
E viva o amor!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excipientes utilizados em formas farmacêuticas sólidas

Os tipos de excipientes são: Diluente : São produtos inertes que originam comprimidos com peso adequado, faz uma espécie de completa de volume. Há os solúveis como a lactose, manitol e o sorbitol, e os insolúveis são celulose microcristalina, amido e carbonato de cálcio. Absorvente : Eles absorvem água ou fixam substâncias voláteis. Também são utilizados para proteger fármacos hidroscópicos. Os excipientes comuns são o dióxido de silício coloidal e aerosil. Aglutinantes : São capazes de agregar substâncias que não se aglomeram solidamente independente da pressão exercida, garantem a forma intacta quando desenformar. Eles são o PVP, pasta de amido, sacarose, lactose, gelatina e polissacarídeos. Lubrificantes : Proporcionam uniformidade no enchimento na matriz, brilho ao comprimido e evita a aderência do pó na matriz da máquina. Exemplo: Estearato de magnésio. Desintegrantes : aceleram a dissolução e/ou desintegração do comprimido em água ou nos líquidos do...

Símbolo da Farmácia: A Taça de Higéia

É muito comum cada profissão ter um símbolo! A taça de Higéia é o símbolo internacional de farmácia, compostos por duas partes, a taça e a cobra. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ela. Baseado na mitologia grega Hígia era a deusa da saúde, limpeza e da sanitariedade, ela é associada com a prevenção do agravo a saúde. Enquanto seu pai, Esculápio, era associado diretamente à cura e foi vinculado a medicina. A Higéia foi vinculada à farmácia que diferente dos outros deuses, não tinha aversão ao trabalho.

O primeiro anbiótico da história! A descoberta acidental da Penicilina

Alexander Fleming acidentalmente descobriu a penicilina Do ponto de vista biotecnológico e microbiológico, um microrganismo é capaz de produzir uma substância (inclusive um antibiótico), proveniente do metabolismo secundário, este produto é formado quando há condições adversas ao seu crescimento (como por exemplo a falta de nutrientes ou condições ambientais que não favorecem seu desenvolvimento), assim o microrganismo "guarda" a sua energia para poder sobreviver e produz substâncias como forma de defesa. Ao identificar alos de inibição na cepa de  Staphylococcus aureus , ele suspeitou que o fungo liberava alguma substância química capaz de impedir o proliferação das bactérias. A Penicilina G foi o primeiro antibiótico isolado da história, quem nunca ouviu falar em benzetacil (nome comercial da injeção)? Esta é a molécula:  Ela pertence a um grupo farmacológico chamado de β-lactâmicos. O anel β-lactâmico (circulado é vermelho), uma lactama é que uma amida cí...