Pular para o conteúdo principal

O Impacto da Greve dos Caminhoneiros no Cenário Farmacêutico

Essa última semana só falamos sobre a Gasolina e a Greve dos Caminhoneiros, e hoje (01/06/2018) a greve finalmente acabou. Vamos mostrar os principais impactos no âmbito farmacêutico.

As distribuidoras de medicamentos abastecem drogarias, hospitais e clínicas, que são estabelecimentos que trabalham com a demanda utilizada no dia, principalmente quando se trata de medicamentos de alto-custo que possuem estoques menores. Esse gerenciamento que o farmacêutico realiza baseado na compra e dispensação aos pacientes é indispensável, porque o vencimento de medicamentos impossibilita o seu uso, assim o estabelecimento de saúde não consegue atender o paciente e também arca com o custo. As cargas barradas são um grande problema, porque os medicamentos no geral devem ter um controle de temperatura e umidade, essas condições influenciam diretamente na estabilidade do fármaco, e o sistema de refrigeração deve ser ainda mais rigoroso  se pensarmos nos termolábeis, que são medicamentos muito sensíveis à temperatura, como as insulinas e as soluções oftálmicas.
As indústrias farmacêuticas e as farmácias de manipulação também são afetadas, porque com a paralização, elas também deixaram de receber a matéria-prima para a produção dos medicamentos. Portanto, com o fim da paralização, o abastecimento deve demorar para que haja a sua total normalização.
Ilustração montada com as imagens dos sites:
https://raislife.com/blog/voce-sabia-partir-o-comprimido-pode-mudar-efeitos-do-medicamento/
https://pt.depositphotos.com/141925960/stock-illustration-pill-capsule-cartoon-character.html
https://br.depositphotos.com/23877073/stock-illustration-truck-sketch.html

No 9° dia de paralização, os postos de saúde foram fechados na região de Itapetininga. Os pacientes deviam procurar o pronto-socorro municipal, o atendimento era apenas para casos de urgência e emergência. Este decreto teve o objetivo de economizar combustível, mantendo os serviços essenciais, devido a situação de emergência que a cidade se encontrava.

As campanhas de vacinação devem ser prolongadas. 
- A vacinação contra a gripe deve ser prorrogada por aproximadamente 15 dias, para que haja o abastecimento dos postos de saúde.
- No MT a vacinação contra a febre aftosa em bovinos deve ser prorrogada. Este Estado possui o maior rebanho bovino do país, o produtor que deixar de vacinar o rebanho estará sujeito a multa.

Nós também queremos te ouvir, deixe aqui nos comentários como essa greve te afetou como paciente. E os profissionais de saúde, qual a sua visão em relação aos últimos acontecimentos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excipientes utilizados em formas farmacêuticas sólidas

Os tipos de excipientes são: Diluente : São produtos inertes que originam comprimidos com peso adequado, faz uma espécie de completa de volume. Há os solúveis como a lactose, manitol e o sorbitol, e os insolúveis são celulose microcristalina, amido e carbonato de cálcio. Absorvente : Eles absorvem água ou fixam substâncias voláteis. Também são utilizados para proteger fármacos hidroscópicos. Os excipientes comuns são o dióxido de silício coloidal e aerosil. Aglutinantes : São capazes de agregar substâncias que não se aglomeram solidamente independente da pressão exercida, garantem a forma intacta quando desenformar. Eles são o PVP, pasta de amido, sacarose, lactose, gelatina e polissacarídeos. Lubrificantes : Proporcionam uniformidade no enchimento na matriz, brilho ao comprimido e evita a aderência do pó na matriz da máquina. Exemplo: Estearato de magnésio. Desintegrantes : aceleram a dissolução e/ou desintegração do comprimido em água ou nos líquidos do organism

Mini book gratuíto: Polimorfismo na Produção de Medicamentos

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Quando há a modificação da estrutura cristalina de um sólido ocorre uma variação nas propriedades físico-químicas, entre elas estão as propriedades elétricas e ópticas, dureza, densidade, ponto de fusão, pressão do vapor, solubilidade e comportamento térmico. Tendo como consequência a alteração de muitas propriedades importantes para o fármaco, dentre eles, pode-se destacar: a velocidade de dissolução que pode ocasionar desvios na biodisponibilidade, a densidade aparente e verdadeira, a morfologia do cristal, a compactação e o escoamento do pó, além da estabilidade química e física. BIODISPONIBILIDADE A influência do polimorfismo na biodisponibilidade é considerada a mais importante consequência do fenômeno na área farmacêutica e ocorre quando existe uma inter-relação entre a velocidade de dissolução in vivo e a velocidade de absorção. Então, a biodisponibilidade é considerada através da medida da quantidade de medicamento contida em

Símbolo da Farmácia: A Taça de Higéia

É muito comum cada profissão ter um símbolo! A taça de Higéia é o símbolo internacional de farmácia, compostos por duas partes, a taça e a cobra. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ela. Baseado na mitologia grega Hígia era a deusa da saúde, limpeza e da sanitariedade, ela é associada com a prevenção do agravo a saúde. Enquanto seu pai, Esculápio, era associado diretamente à cura e foi vinculado a medicina. A Higéia foi vinculada à farmácia que diferente dos outros deuses, não tinha aversão ao trabalho.