Essa última semana só falamos sobre a Gasolina e a Greve dos Caminhoneiros, e hoje (01/06/2018) a greve finalmente acabou. Vamos mostrar os principais impactos no âmbito farmacêutico.
As distribuidoras de medicamentos abastecem drogarias, hospitais e clínicas, que são estabelecimentos que trabalham com a demanda utilizada no dia, principalmente quando se trata de medicamentos de alto-custo que possuem estoques menores. Esse gerenciamento que o farmacêutico realiza baseado na compra e dispensação aos pacientes é indispensável, porque o vencimento de medicamentos impossibilita o seu uso, assim o estabelecimento de saúde não consegue atender o paciente e também arca com o custo. As cargas barradas são um grande problema, porque os medicamentos no geral devem ter um controle de temperatura e umidade, essas condições influenciam diretamente na estabilidade do fármaco, e o sistema de refrigeração deve ser ainda mais rigoroso se pensarmos nos termolábeis, que são medicamentos muito sensíveis à temperatura, como as insulinas e as soluções oftálmicas.
As indústrias farmacêuticas e as farmácias de manipulação também são afetadas, porque com a paralização, elas também deixaram de receber a matéria-prima para a produção dos medicamentos. Portanto, com o fim da paralização, o abastecimento deve demorar para que haja a sua total normalização.
No 9° dia de paralização, os postos de saúde foram fechados na região de Itapetininga. Os pacientes deviam procurar o pronto-socorro municipal, o atendimento era apenas para casos de urgência e emergência. Este decreto teve o objetivo de economizar combustível, mantendo os serviços essenciais, devido a situação de emergência que a cidade se encontrava.
As campanhas de vacinação devem ser prolongadas.
- A vacinação contra a gripe deve ser prorrogada por aproximadamente 15 dias, para que haja o abastecimento dos postos de saúde.
- No MT a vacinação contra a febre aftosa em bovinos deve ser prorrogada. Este Estado possui o maior rebanho bovino do país, o produtor que deixar de vacinar o rebanho estará sujeito a multa.
Nós também queremos te ouvir, deixe aqui nos comentários como essa greve te afetou como paciente. E os profissionais de saúde, qual a sua visão em relação aos últimos acontecimentos?
Comentários
Postar um comentário