Pular para o conteúdo principal

Medicamentos, quanto mais melhor? Será?

"Essa história aconteceu dentro da família.
Minha tia, uma senhora de 79 anos, super lúcida, e mora sozinha. Ela sofre de labirintite, foi receitado Betaserc. Então, após 2 meses tomando esse medicamento, ela retornou ao médico e ele perguntou: - Está melhorando? 
Ela respondeu: - Nossa, não! Inclusive estou piorando.
- Mas como a senhora está tomando? - Estou tomando 3 comprimidos por dia. 1 não tava adiantando nada mesmo.
- Não, mas 3 não vai resolver mesmo. A senhora é forte para estar aguentando tomar 3. Tome apenas 1 comprimido a noite."  
Índice terapêutico é uma comparação entre a quantidade de uma substância terapêutica necessária para causar um efeito terapêutico ou um efeito tóxico. Quantitativamente se dá: dose tóxica dividida pela dose terapêutica. Levando em consideração a dose letal da droga para 50% da população (DL50) dividida pela dose efetiva mínima para 50% da população (DE50).
Dizer que um fármaco tem um Índice terapêutico baixo significa que ele pode atingir níveis tóxicos com uma baixa concentração da substância, exemplo digoxina, varfarina e lítio.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excipientes utilizados em formas farmacêuticas sólidas

Os tipos de excipientes são: Diluente : São produtos inertes que originam comprimidos com peso adequado, faz uma espécie de completa de volume. Há os solúveis como a lactose, manitol e o sorbitol, e os insolúveis são celulose microcristalina, amido e carbonato de cálcio. Absorvente : Eles absorvem água ou fixam substâncias voláteis. Também são utilizados para proteger fármacos hidroscópicos. Os excipientes comuns são o dióxido de silício coloidal e aerosil. Aglutinantes : São capazes de agregar substâncias que não se aglomeram solidamente independente da pressão exercida, garantem a forma intacta quando desenformar. Eles são o PVP, pasta de amido, sacarose, lactose, gelatina e polissacarídeos. Lubrificantes : Proporcionam uniformidade no enchimento na matriz, brilho ao comprimido e evita a aderência do pó na matriz da máquina. Exemplo: Estearato de magnésio. Desintegrantes : aceleram a dissolução e/ou desintegração do comprimido em água ou nos líquidos do organism

Mini book gratuíto: Polimorfismo na Produção de Medicamentos

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Quando há a modificação da estrutura cristalina de um sólido ocorre uma variação nas propriedades físico-químicas, entre elas estão as propriedades elétricas e ópticas, dureza, densidade, ponto de fusão, pressão do vapor, solubilidade e comportamento térmico. Tendo como consequência a alteração de muitas propriedades importantes para o fármaco, dentre eles, pode-se destacar: a velocidade de dissolução que pode ocasionar desvios na biodisponibilidade, a densidade aparente e verdadeira, a morfologia do cristal, a compactação e o escoamento do pó, além da estabilidade química e física. BIODISPONIBILIDADE A influência do polimorfismo na biodisponibilidade é considerada a mais importante consequência do fenômeno na área farmacêutica e ocorre quando existe uma inter-relação entre a velocidade de dissolução in vivo e a velocidade de absorção. Então, a biodisponibilidade é considerada através da medida da quantidade de medicamento contida em

Símbolo da Farmácia: A Taça de Higéia

É muito comum cada profissão ter um símbolo! A taça de Higéia é o símbolo internacional de farmácia, compostos por duas partes, a taça e a cobra. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ela. Baseado na mitologia grega Hígia era a deusa da saúde, limpeza e da sanitariedade, ela é associada com a prevenção do agravo a saúde. Enquanto seu pai, Esculápio, era associado diretamente à cura e foi vinculado a medicina. A Higéia foi vinculada à farmácia que diferente dos outros deuses, não tinha aversão ao trabalho.