A biotecnologia baseada em animais, plantas e microrganismos, como bactérias, fungos e microalgas, bom como processos biológicos, é capaz de para desenvolver produtos úteis para a indústria, saúde e agricultura. Porque é possível desenvolver alimentos, medicamentos, tratamentos, exames diagnósticos, biocombustíveis e soluções para tratamentos de resíduos.
Produtos biotecnológicos existem mesmo antes de existir a palavra biotecnologia existir! Nossos ancestrais intuitivamente usavam técnicas de fermentação, e produziam cervejas, vinhos, queijos e iogurtes. Além disso, os seres humanos começaram a realizar técnicas de cruzamentos de animais ou plantas. O conhecimento sobre organismos foram aumentando, e a ciência permitiu que diversos outros produtos fossem desenvolvidos, como conhecimento metabólico, genômico e ferramentas de edições genéticas tem aberto uma ampla possibilidade de soluções de problemas atuais, o que estado em grande evidência.
Pensando em tudo isso, a vacina (um produto biotecnológico) sem sombra de dúvidas tem evoluído ao longo dos anos desde quando esse conceito foi criado, 1796. Várias estratégias e tecnologias tem sido empregadas, com o objetivos de salvar vidas. As vacinas são formulações farmacêuticas, responsáveis por estimular o sistema imunológico e nos proteger contra doenças.
A pandemia de COVID-19 influenciou a redução da cobertura vacinal brasileira, promovendo preocupação à saúde pública, já que doenças infecciosas com alta capacidade de transmissão, pode levar ao rápido ressurgimento mesmo aquelas consideradas erradicadas, como a poliomielite paralítica. Essa redução ocorreu, não somente, devido ao risco de contaminação por SARS-CoV-2, isso porque a vacinação ocorre em locais mobilizados para atender pacientes contaminados, mas também deve-se às notícias falsas relacionadas à vacinação, além da diminuição nas campanhas de vacinação.
A poliomielite é uma dessas doenças que tem preocupado autoridades sanitárias, por esse motivo, a Biotec em Ação, distribuíram cartilhas falando sobre a importância da vacinação contra a poliomielite e conversaram um pouco sobre biotecnologia. Essa ação ocorreu nas cidades de Tucumán, na Argentina, e em Botucatu, no Brasil de Além disso, algumas postagens sobre o tema serão feitas aqui nas nossas redes sociais.
Mas o que é a Biotec em Ação?
Biotec em Ação é uma ação de extensão sobre biotecnologia dos alunos do curso de Tecnologias Moleculares e Desenvolvimento Biotecnológico da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, ofertado através do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO).
Grupo Biotec em Ação:
Alessandra Freitas Serain
Anderson Moreira Gomes
Évellin do Espirito Santo
Matheus Luquirini Penteado dos Santos
Moisés Martins Chagas
Verónica Andrea Ledesma
Comentários
Postar um comentário