Para os vestibulandos que querem ingressar nessa carreira, devem estar dispostos a aprofundar seus conhecimentos em química, biologia, física e matemática.
O curso de graduação de Farmácia-Bioquímica tem como objetivo formar um farmacêutico generalista, sendo ele capaz de desempenhar suas funções em diferentes cenários do amplo mercado de trabalho farmacêutico.
Imagens: Arquivo Pessoal |
Uma grade curricular básica deve ter disciplinas como:
- Matemática
- Química (Geral e Inorgânica, Orgânica, Analítica, Farmacêutica)
- Biologia Celular e Molecular
- Fisiologia Humana
- Anatomia Humana
- Bioquímica (Estrutura, Metabólica, Farmacêutica)
- Métodos Instrumentais de Análises
- Biossegurança
- Farmacologia
- Farmacognosia
- Farmacotécnica
- Toxicologia
- Imunologia
- Microbiologia
- Homeopatia
- Farmacoterapia
- Hematologia
- Bromatologia
- Controle de Qualidade
- Pesquisa Clínica
- Legislação Farmacêutica
- Interpretação Clínica Laboratorial
É um profissional capacitado para atuar em indústrias farmacêuticas (em todos os setores da cadeia produtiva de medicamentos), de biotecnologia, de alimentos, de cosméticos, químico-farmacêutico (insumos farmacêuticos); analises clínicas e toxicologia (humana e ambiental); farmácia de dispensação, de manipulação, hospitalar (particular ou pública); no Sistema Único de Saúde (desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em nível coletivo e individual); farmacovigilância; magistério superior; pesquisa em universidades e órgãos. Sem contar as outras áreas que o farmacêutico pode atuar depois de uma pós-graduação!
Deve ser um profissional com sólida fundamentação teórica e prática para analisar as situações de forma crítica, na qual é necessário a identificação de um problema, realizar um planejamento, criar e assim definir a proposta de resolução do cenário em que se encontra.
É uma profissão linda! Se tiver aptidão, invista e dê o seu melhor.
Comentários
Postar um comentário