Finalmente, a ANVISA aprovou a primeira vacina contra a dengue aqui no Brasil! O que é um ótima notícia aos brasileiros para este finalzinho de 2015. Ano que vem já teremos uma nova forma para nos protegermos da Dengue.
A vacina contra a dengue já havia sido desenvolvida pela indústria francesa Sanofi-Pasteur, de acordo com o Diário Oficial da União já havia sido liberadas sido liberadas em países como o México e as Filipinas. Mas ainda temos mais ou menos uns três meses para que a vacina esteja nos postos, porque ainda é necessário avaliar o preço final do produto.
Esta vacina é eficaz contra os quatro tipos de dengue existentes, mas é muito importante lembrar que ela é eficaz em 60% dos casos e a população deve continuar tomando os mesmo cuidados em relação ao criadouros do Aedes aegypti, que também é o vetor de outras doenças como o Zica e a Chikungunya.
É importante ressaltar que as pesquisas não param! Existem outras instituições com pesquisas que seguem algumas linhas de pensamentos semelhantes ou diferentes
- Instituto Butantan/HC-USP/NIH: A vacina é feita a partir do vírus da dengue atenuado, a intenção é que haja uma resposta imunológica maior. Pode ser que seja mais eficiente que a da Sanofi.
- Takeda: A multinacional japonesa fez uma vacina a partir de um vírus de dengue atenuado e modificado.
- GSK/Bio-manguinhos (Fiocruz): A vacina é feita com vírus inativado.
- Oswaldo Cruz: Foram utilizadas partículas virais e o DNA do vírus para criar a vacina. Que cria anticorpos e também faz as próprias células do corpo agirem contra o vírus da dengue.
As pequisas são extremamente necessárias, para cada vez mais evoluir no tratamento e prevenções. E quem ganha com isso? A população. Assim, cada vez mais chegamos próximo ao 100% de eficácia ou então existir alternativas, afinal cada pessoa é única e reage de forma diferente a qualquer substância.
Comentários
Postar um comentário