Muitas vezes a automedicação é uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, mas pode trazer consequências. Atualmente, é considerada pela Saúde Pública (no Brasil e no mundo) uma forma de uso indevido de medicamentos. Responsável por boa parte das notificações de intoxicação.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Uso Racional de Medicamentos é definido como: “os pacientes recebem medicamentos apropriados às suas necessidades clínicas, em doses e períodos adequados às particularidades individuais, com baixo custo para eles e sua comunidade”.
Completamente diferente do que acontece no Uso Irracional de Medicamentos quando ocorre um uso abusivo de fármacos, uso inadequado de antimicrobianos, uso excessivo e inadequado de injetáveis. Isso pode estar relacionado à um desacordo entre a prescrição e as diretrizes clínicas, ou por causa da automedicação (muito comum).
Infelizmente, ainda há muitos déficits na saúde pública, mas é muito importante as pessoas procurarem orientação. Entenderem que quando se trata de medicamento a postura deve ser sério! Não tomar algo porque o "vizinho, o parente, o padre indicou", a não ser que eles sejam médicos e farmacêuticos.
A automedicação traz riscos... Fique atento!
Comentários
Postar um comentário