Pular para o conteúdo principal

As 7 barreiras diárias do farmacêutico

1) Familiares que são capazes de discutir ação de um medicamento, passaram a vida inteira "achando" sobre a ação de um medicamento, e quando você explica não dão atenção, inclusive acha que você está falando bobagem. É extremamente decepcionante e desmotivador! Pois matamos um leão por dia,  na sua hora de folga você está falando sobre trabalho e está sendo desrespeitado.


2) Sempre damos consultas gratuítas, inclusive fora do expediente, e nem sempre a sua atitude é valorizada pelo outro. Os novos modelos de consultórios farmacêuticos devem ser incorporados na nossa sociedade, assim a sua opinião profissional será mais valorizada (infelizmente). Claro, que estamos falando no geral, existe sempre as exceções.

3) Não adianta dar orientação se a pessoa já decidiu a sua enfermidade. Elas te param na rua, em um ambiente completamente inapropriado, só te contam o que é conveniente e falam que já sabem o diagnóstico. Lembrando que farmacêutico não faz diagnóstico, mas pode orientar qual a conduta mais apropriada, inclusive sugerir a visita ao médico quando identificam uma situação grave e fora da sua alçada.


4) Quando o paciente nos trata mal, não tem nem o que falar, apenas usamos da nossa educação e firmeza.


5) Na minha época de estágio eu ouvi uma frase sendo desrespeitosamente dirigida a farmacêutica: "Eu tenho mais de 25 anos de experiência!", quando a farmacêutica educadamente o corrigiu em um erro esdruxulo cometido na informação que ele estava fornecendo ao paciente. Eu me decepcionei completamente, principalmente no momento que eu vi que a farmacêutica não colocou ele no lugar dele. Quero ressaltar que existem balconistas brilhantes, com anos de experiência, estão sempre se atualizando, respeitam a hierarquia e são humildes... lembrando que o farmacêutico também precisa ser extremamente cuidadoso nesse quesito, ninguém sabe tudo!
Farmacêuticos, auxiliares, balconistas e técnicos precisam unidos, um precisa do outro, e cada um tem a sua função.


6) Geralmente não recarregamos celulares, pois essa operação é realizada no caixa.


7) A receita ilegível é uma briga sem fim, existe até lei para isso... mas é sempre a mesma coisa.


Curta a nossa página e deixe o seu comentário!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Excipientes utilizados em formas farmacêuticas sólidas

Os tipos de excipientes são: Diluente : São produtos inertes que originam comprimidos com peso adequado, faz uma espécie de completa de volume. Há os solúveis como a lactose, manitol e o sorbitol, e os insolúveis são celulose microcristalina, amido e carbonato de cálcio. Absorvente : Eles absorvem água ou fixam substâncias voláteis. Também são utilizados para proteger fármacos hidroscópicos. Os excipientes comuns são o dióxido de silício coloidal e aerosil. Aglutinantes : São capazes de agregar substâncias que não se aglomeram solidamente independente da pressão exercida, garantem a forma intacta quando desenformar. Eles são o PVP, pasta de amido, sacarose, lactose, gelatina e polissacarídeos. Lubrificantes : Proporcionam uniformidade no enchimento na matriz, brilho ao comprimido e evita a aderência do pó na matriz da máquina. Exemplo: Estearato de magnésio. Desintegrantes : aceleram a dissolução e/ou desintegração do comprimido em água ou nos líquidos do...

Símbolo da Farmácia: A Taça de Higéia

É muito comum cada profissão ter um símbolo! A taça de Higéia é o símbolo internacional de farmácia, compostos por duas partes, a taça e a cobra. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ela. Baseado na mitologia grega Hígia era a deusa da saúde, limpeza e da sanitariedade, ela é associada com a prevenção do agravo a saúde. Enquanto seu pai, Esculápio, era associado diretamente à cura e foi vinculado a medicina. A Higéia foi vinculada à farmácia que diferente dos outros deuses, não tinha aversão ao trabalho.

O primeiro anbiótico da história! A descoberta acidental da Penicilina

Alexander Fleming acidentalmente descobriu a penicilina Do ponto de vista biotecnológico e microbiológico, um microrganismo é capaz de produzir uma substância (inclusive um antibiótico), proveniente do metabolismo secundário, este produto é formado quando há condições adversas ao seu crescimento (como por exemplo a falta de nutrientes ou condições ambientais que não favorecem seu desenvolvimento), assim o microrganismo "guarda" a sua energia para poder sobreviver e produz substâncias como forma de defesa. Ao identificar alos de inibição na cepa de  Staphylococcus aureus , ele suspeitou que o fungo liberava alguma substância química capaz de impedir o proliferação das bactérias. A Penicilina G foi o primeiro antibiótico isolado da história, quem nunca ouviu falar em benzetacil (nome comercial da injeção)? Esta é a molécula:  Ela pertence a um grupo farmacológico chamado de β-lactâmicos. O anel β-lactâmico (circulado é vermelho), uma lactama é que uma amida cí...