Pular para o conteúdo principal

O pai da farmácia

Pessoal, em algumas partes o vídeo está um pouco rápido, este é o nosso primeiro, e vamos aperfeiçoando nos próximos. Então, vamos colocar o conteúdo escrito aqui blog também!

Você sabe quem foi Galeno?
Ele é considerado o "Pai da Farmácia". Desenvolveu um sistema médico contrário ao sistema de Hipócrates. Sendo o percursor da alopatia, combatia as doenças por meio de substâncias que se opunham diretamente aos sinais e sintomas das enfermidades. Assim, criou uma escola médica cujo inaugurou uma nova fase na medicina, o seu método chamava atenção pelo aspecto prático e imediato dos resultados. 

Descreveu detalhadamente: os ossos do crânio, espinha dorsal e importância da medula espinhal para os movimentos, o sistema muscular (com músculos que nunca haviam sido descritos antes ) e lácteo, gânglios nervosos e as válvulas do coração.  Procurou definir as funções fisiológicas determinadas com a digestão, nutrição e o crescimento. Descobriu que a voz era controlada pelo cérebro, que as artérias transportam sangue, as diferenças estruturais entre veias artérias e demonstrou que a urina é segregada pelos rins. E tentou explicar o funcionamento do coração, mas errou ao dizer que as câmaras internas não se separam uma da outra.



Durante muitos anos as substâncias medicamentosas existentes eram exclusivamente de natureza animal, vegetal ou mineral. Posteriormente, com o isolamento dos princípios ativos, o homem teve a tentação de começar a substituí-los.

Entenda os significados:

FARMÁCIA GALÊNICA: Termo introduzido no século XVI, que significava a “farmácia dos medicamentos complexos”, que pretendia se opor ao termo “Farmácia Química” ou ”Ramo Farmacêutico” que se ocupava da preparação de medicamentos contendo substâncias quimicamente definidas


MEDICAMENTO COMPLEXO: Resultado da transformação dos produtos naturais em preparações farmacêuticas com possibilidade de administração. Porém se esta transformação originasse uma substância quimicamente definida, designava-se medicamento químico.


Baseado no CRFPA e Portal Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excipientes utilizados em formas farmacêuticas sólidas

Os tipos de excipientes são: Diluente : São produtos inertes que originam comprimidos com peso adequado, faz uma espécie de completa de volume. Há os solúveis como a lactose, manitol e o sorbitol, e os insolúveis são celulose microcristalina, amido e carbonato de cálcio. Absorvente : Eles absorvem água ou fixam substâncias voláteis. Também são utilizados para proteger fármacos hidroscópicos. Os excipientes comuns são o dióxido de silício coloidal e aerosil. Aglutinantes : São capazes de agregar substâncias que não se aglomeram solidamente independente da pressão exercida, garantem a forma intacta quando desenformar. Eles são o PVP, pasta de amido, sacarose, lactose, gelatina e polissacarídeos. Lubrificantes : Proporcionam uniformidade no enchimento na matriz, brilho ao comprimido e evita a aderência do pó na matriz da máquina. Exemplo: Estearato de magnésio. Desintegrantes : aceleram a dissolução e/ou desintegração do comprimido em água ou nos líquidos do organism

Mini book gratuíto: Polimorfismo na Produção de Medicamentos

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Quando há a modificação da estrutura cristalina de um sólido ocorre uma variação nas propriedades físico-químicas, entre elas estão as propriedades elétricas e ópticas, dureza, densidade, ponto de fusão, pressão do vapor, solubilidade e comportamento térmico. Tendo como consequência a alteração de muitas propriedades importantes para o fármaco, dentre eles, pode-se destacar: a velocidade de dissolução que pode ocasionar desvios na biodisponibilidade, a densidade aparente e verdadeira, a morfologia do cristal, a compactação e o escoamento do pó, além da estabilidade química e física. BIODISPONIBILIDADE A influência do polimorfismo na biodisponibilidade é considerada a mais importante consequência do fenômeno na área farmacêutica e ocorre quando existe uma inter-relação entre a velocidade de dissolução in vivo e a velocidade de absorção. Então, a biodisponibilidade é considerada através da medida da quantidade de medicamento contida em

Símbolo da Farmácia: A Taça de Higéia

É muito comum cada profissão ter um símbolo! A taça de Higéia é o símbolo internacional de farmácia, compostos por duas partes, a taça e a cobra. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ela. Baseado na mitologia grega Hígia era a deusa da saúde, limpeza e da sanitariedade, ela é associada com a prevenção do agravo a saúde. Enquanto seu pai, Esculápio, era associado diretamente à cura e foi vinculado a medicina. A Higéia foi vinculada à farmácia que diferente dos outros deuses, não tinha aversão ao trabalho.