Por diversas vezes notei que apesar de haver tantas informações, percebo que muitas vezes as pessoas não conseguem entender como as pós-graduações funcionam, Então já ouvi muitas vezes as pessoas falando para mestrandos e doutorandos: ¨Você só estuda?¨ Sem entender a importância do trabalho deles, após esse texto espero que ele abra a sua mente e além disso te oriente para essa decisão. Pois tudo depende dos objetivos de cada pessoa e dos rumos que ela deseja dar à sua carreira. Entenda agora as diferenças, pois é importante ter muita clareza sobre o que você quer. O seu desejo é se aprimorar na área em que você já atuar ou mudar sua área de atuação dentro da profissão? Ou quer ser um pesquisador e deseja desenvolver um novo produto?
Modalidades
Lato-sensu
Especialização: É um aprofundamento numa área específica. O curso é indicado para profissionais que procuram um diferencial e desejam focar sua atuação no mercado. Exemplo: Um profissional que é formado em Farmácia pode optar por uma especialização em Farmácia Clinica, com o objetivo atender uma demanda de mercado por conhecimentos em atenção farmacêutica.
MBA ( Master Business Administration): É um tipo de pós-graduação em Gestão de Negócios que, apesar do nome, não é considerado mestrado no nosso país. Exemplo: Um profissional que faz MBA Executivo em Gestão de Farmácias e Drogarias. É ideal para líderes e gestores com alguma experiência e a intenção de conquistar uma formação de caráter internacional ou aprofundar seus conhecimentos sobre negócios.
Existem dois tipos: O tradicional, com uma duração longa. E outro, o Executive, que é um pouco mais flexível para conciliar os estudos com uma carreira atribulada.
Stricto-sensu
Primeiramente é importante lembrar que um graduado não precisa ter cursado um lato-sensu para iniciar um mestrado ou doutorado.
Mestrado: tem a duração de 2 anos que termina na defesa de um trabalho de dissertação diante de uma banca examinadora. Existem 2 tipos de mestrado:
1. Mestrado Acadêmico: nele o profissional se dedica muito ao trabalho teórico, de leitura e pesquisa experimental, e tem o objetivo de seguir a carreira de pesquisador ou professor.
2. Mestrado Profissional: nele, o objetivo é a aplicação do conhecimento no mercado de trabalho, sendo muito mais aprofundado que a especialização por cumprir com as exigências stricto sensu.
Ao final, estas duas opções dão ao profissional o título de mestre, dando também o direito de seguir ao doutorado.
Doutorado: geralmente dura 4 anos e exige a elaboração de uma tese para que o aluno obtenha o título de doutor. A tese consiste em uma pesquisa em torno de uma hipótese inédita, que ainda não foi levantada nem testada por ninguém. É para quem deseja tornar-se pesquisador ou professor, para trabalhar em laboratórios, para desenvolver produtos, como por exemplo em indústrias farmacêuticas, biotecnológicas e agrárias. Também é possível realizar o Doutorado Direto, ou seja, iniciar o doutorado sem o título de mestre, mas geralmente tem requisitos como ter realizado iniciação científica durante a graduação e ter publicado um artigo.
Ao final do doutorado, é conferido ao profissional o título de doutor.
Pós-doutorado
O pós-doutorado não é um título, como mestrado e doutorado. Tem o objetivo de aprofundar o conhecimento, na elaboração de pesquisas, solicitando patentes de produtos e realizando importantes publicações. Cada projeto tendo uma duração específica.
Independente da área, a base do conhecimento da sociedade geralmente é criada dentro das universidades, por pesquisadores e cientistas. Na academia surgem novas teorias e conceitos que podem revolucionar uma sociedade inteira, muita gente sonha em se tornar professor pesquisador de determinada área. Se esse for o seu objetivo, escolha pela pós-graduação stricto-sensu. Porém, saiba que provavelmente você terá que se dedicar integralmente a essa atividade, entender que o seu mestrado acadêmico e doutorado é o seu estudo e o seu trabalho. Sim, você entendeu certo, É O SEU TRABALHO! Pois a sua dedicação é integral, você pode ser voluntário (caso você não precise da bolsa), ou ser "pago" através da bolsa para exercer a atividade (são bolsa muito difíceis de conseguir, e um dos motivos da crise na ciência com o corte de verba).
Mas, o assunto sobre bolsas fica para a próxima postagem.
Quer ajuda para elaborar estratégia da se construção profissional de acordo com o seu objetivo profissional? Consulte-se com o nosso Coaching e faça suas escolhas de maneira consciente.
Você também pode se interessar:
1 - Tudo o que você precisa saber para se tornar um residente
2 - Residência e Aprimoramento Farmacêutico são pós-graduações?
3 - Consultório farmacêutico
1 - Tudo o que você precisa saber para se tornar um residente
2 - Residência e Aprimoramento Farmacêutico são pós-graduações?
3 - Consultório farmacêutico
Comentários
Postar um comentário