Não, não esquecemos da Residência na postagem anterior. Mas achamos que esse tema merecia uma postagem só para ela. Na qual nos baseamos no site do CRF-SP.
Residência
É uma pós-graduação lato sensu, voltada para a educação em serviço e é desenvolvida em regime de dedicação exclusiva. Além disso, tem atuação integrada entre teoria e prática farmacêutica.
Antes de se tornar lei, algumas universidades e organizações profissionais, em parcerias com hospitais, já haviam criado as suas residências farmacêuticas. A primeira foi a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ), em 1998. Porém, somente após do ano de 2005 o Congresso Nacional aprovou a Lei 11.129, as residências tomaram forma no Brasil e no estado de São Paulo, como é o caso dos programas da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Aprimoramento
Não se caracteriza como programa de pós-graduação lato sensu, mas como um treinamento de capacitação profissional. A metodologia utilizada tem ênfase no treinamento em serviço, sob supervisão de profissionais qualificados e acontece em instituições de saúde, universitárias ou não. Em9 1979 pelo Decreto estadual nº 13.919, o aprimoramento é um programa de bolsas do Governo do Estado de São Paulo focado em profissionais de nível superior que atuam na área da Saúde. O intuito é desenvolver as técnicas clínicas do farmacêutico, mostrar a importância da equipe multidisciplinar da saúde e dar visão crítica e abrangente do Sistema Único de Saúde para adequar os atendimentos às necessidades de saúde da população de São Paulo. O aprendizado consiste, principalmente, na prática clínica, mas não se abstém do ensino teórico em salas de aulas, com elaboração de seminários, monografias, discussões, etc.
Você pode se interessar também:
1 - Tudo o que você precisa saber para se tornar um residente
2 - Pós-graduação: Qual a melhor para a sua carreira?
3 - Consultório farmacêutico
Você pode se interessar também:
1 - Tudo o que você precisa saber para se tornar um residente
2 - Pós-graduação: Qual a melhor para a sua carreira?
3 - Consultório farmacêutico
Comentários
Postar um comentário